(85) 3426-6376     (85) 99914-0648

A dinâmica dos Grupos de Estudos é uma prática comum em países do 1º mundo, onde as autoridades regulamentadoras das profissões técnico-científicas da área de saúde exigem prova constante da atualização dos profissionais inscritos ou licenciados.

Os conselhos e “Boards” possuem autoridade respaldada pelo governo federal e exigem que os dentistas e médicos, que possuem licença para exercer a profissão, mantenham-se atualizados, fazendo prova dessa atualização a cada 2 ou 3 anos.

Isso pode ser feito através dos “CE credits” , ou seja, créditos de educação continuada. Estes créditos podem ser obtidos em parte através da comprovação de participação em congressos oficiais, através da participação de cursos ministrados por entidades credenciadas aos conselhos e principalmente na participação de Grupos de Estudos reconhecidos pelos “Boards” e conselhos.

Ao participar dos Grupos de Estudos o profissional mantém-se atualizado de uma forma barata e estimulante, pois tem acesso a temas científicos atualizados sobre sua especialidade, que são publicados nos mais renomados periódicos, além de poder discutir casos clínicos e até mesmo esclarecer dúvidas com os colegas da mesma área. 

Cada grupo de estudo possui um coordenador que é eleito a cada 1 ou 2 anos. O coordenador é responsável por agendar e conduzir as reuniões, ordenar as Atas, que são fiscalizadas pelo Conselho, e propor os temas de estudo e discussão.

A nossa proposta surge antes mesmo da exigência de comprovação, por parte do Conselho Federal de Odontologia (CFO), de atualização técnico-científica em cada especialidade na área da odontologia.

Entretanto, os benefícios de nos mantermos atualizados em nossas áreas de especialização, com a certeza de estarmos, responsavelmente, oferecendo o melhor de nós aos nossos pacientes, isto nós podemos colher na dinâmica dos Grupos de Estudos.